SEMANA DA PATOLOGIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL - LIXIVIAÇÃO

SEMANA DA PATOLOGIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL - LIXIVIAÇÃO

A LIXIVIAÇÃO é uma das manifestação patológicas mais comuns, ela ocorre devido à infiltração de água (H2O) na estrutura de concreto. A água dissolve e transporta cristais de Hidróxido de Cálcio (Ca(OH)2), que é formado a partir do processo de hidratação do cimento, juntamente com o magnésio. Com a perda de sólidos a estrutura perde parte de sua capacidade mecânica , abrindo caminho para a entrada de gases e líquidos prejudiciais a armadura, a figura a seguir demonstra a patologia em estruturas de concreto:


FIGURA: Estruturas com manchas brancas devido a Lixiviação

TRATAMENTO 
Por ser um fenômeno relativamente simples e comum, o tratamento nada mais é que a limpeza e retirada do carbonato de cálcio da estrutura e posteriormente o tratamento de prevenção.   

PREVENÇÃO
Diversas são as maneiras de prevenção dessa patologia, sendo que podemos destacar as principais delas: preparação adequada do concreto, a utilização de compostos e aditivos, produção de concreto mais impermeável, evitando a penetração da água pelos poros e  reduzindo a ocorrência dessa patologia.

Em geral , essa manifestação patológica não causa grandes problemas a estrutura sozinha, porém, ela possibilita a manifestação de outras patologias mais nocivas a peça, como por exemplo a CARBONATAÇÃO . A maior preocupação dessa patologia é questão estética da estrutura, tendo em vista que são formados depósitos de sais, surgindo manchas brancas na estrutura. Esse fenômeno  não danifica   os revestimentos aplicados sobre superfícies de concreto, como as pinturas. “Na verdade, a tinta e os outros materiais atuam para diminuir os riscos da lixiviação, funcionando como barreira que protege contra a retirada do hidróxido de cálcio do concreto”, fala Vieira.

SUGESTÃO DE LEITURA: RECALQUE DE FUNDAÇÃO

Comentários

Patrocinado