TABELAS ÚTEIS PARA DIMENSIONAMENTO E DETALHAMENTO DE ESTRUTURAS

Quando o assunto é a elaboração bem feita de um projeto estrutural, nada melhor do que contar com tabelas para te ajudar a agilizar o processo. São essas tabelas que te ajudaram a encontrar conversões, especificações, itens normativos e parâmetros. A seguir trouxe as principais tabelas usadas para elaboração de um projeto estrutural, então fica comigo ai e vamos conhecê-las: 

1. A primeira tabela é bem pratica, ela traz os diâmetros comerciais das armaduras em milímetros, suas conversões em polegadas, os principais tipos de aços, sua área em função de cada bitola e seus pesos lineares. Essa tabela é bem interessante, pois, traz praticidade na hora de se comunicar no canteiro de obra, tendo em vista que alguns profissionais usam o termo milímetro e outros polegadas, tendo essa tabela em mãos você economiza tempo de fazer essa conversão.

Fonte: NBR 7480 

2. A tabela a seguir, fornece a área do aço em cm²/m, a partir da escolha da bitola e o espaçamento. Usada no detalhamento de sapatas, blocos de coroamentos e lajes. 
Fonte: NBR 7480

3. A próxima tabela é muito útil, você que já projeta estruturas se deparou muito com ela e você que planeja projetar já começa a se familiarizar. Ela apresenta a área de aço a partir da escolha da bitola, a quantidade de barras e o tipo. Por exemplo, apenas para ilustrar a utilização da tabela, se a área de aço calculada é de 1,5cm², você pode considerar utilizar 3 barras de 8 mm, 2 barras de 10mm ou 5 barras de 6,3, encontrando sempre a área equivalente a calculada na tabela.

Fonte: NBR 7480

4. As tabelas a seguir são utilizadas para o dimensionamento de qualquer elemento estrutural e diz respeito ao comprimento de ancoragem baseado em: bitola da armadura, tipo de aço, Fck do concreto, se a ancoragem é com ou sem gancho e a situação relacionado a boa ou má aderência:
A primeira tabela é referente ao aço CA-60: 
Fonte: NBR 6118
A segunda tabela é referente ao aço CA-50:
Fonte: NBR 6118

5. A tabela a seguir é referente a classe de agressividade do ambiente e o risco de deterioração da estrutura: 
Fonte: NBR 6118

6. A tabela a seguir traz os coeficientes de ponderação de cargas em pilares, que tem a função de majorar os esforços finais de cálculo em função da menor dimensão da seção transversal em cm. 
Fonte: NBR 6118

7. E a última tabela trata do cobrimento nominal da armadura em função da classe de agressividade do ambiente e o tipo de estrutura: 
Fonte: NBR 6118
E ai, acha que faltou alguma tabela importante? Comenta ai!!!





Comentários

Patrocinado