5 ERROS QUE VOCÊ DEVE EVITAR NA CONSTRUÇÃO DA SUA CASA

O sonho de construir a casa própria está presente na vida da maioria das pessoas. Planejar, pensar nas etapas se moldando a necessidade de cada membro da família é o desejo da grande maioria das pessoas. 

E como você já deve imaginar construir demanda muito esforço, investimento de tempo e dinheiro. E foi pensando nisso que resolvi criar esse conteúdo com o intuito de te ajudar a não cometer determinados erros nesse processo. Esses são os 05 principais erros comuns que acontecem nas obras de pessoas que resolvem construir sem projeto, planejamento e acompanhamento profissional. 

ERRO 1 : Orçamento incorreto

Saber exatamente quanto a sua obra vai custar e o desejo de qualquer um, não é? Isso faz com que você consiga fazer um planejamento financeiro mais preciso sem ter surpresas ao longo da obra. A boa notícia é que isso é possível! A forma mais simples é através de uma planilha orçamentária, que será composta de valores de mão de obras, materiais entre outros custos. Essa planilha é criado junto aos projetos da edificação, dentre eles: arquitetônico e complementares, onde será calculado e especificado os materiais e mão de obra de cada etapa. 

Outro método é a estimativa de custo por metro quadrado de obra. Esse valor é estimado através da utilização de dados do CUB (Custo Unitário Básico da construção civil), assim é possível encontrar o valor final estimado da obra. O esquema a seguir demonstra o funcionamento desse esquema: 

Fonte: 123Projetei 

ERRO 2: Mão de obra desqualificada 

Além de trazer prejuízos com pouca produtividade e desperdícios de materiais, uma mão de obra desqualificada pode te trazer muitos problemas de segurança, colocando em risco a vida das pessoas que ali irão habitar. A imagem a seguir é um exemplo de uma má execução que traz risco a segurança da edificação: 

Fonte: https://www.tecnosilbr.com.br/

Portanto, é necessário buscar profissionais com boas referencias, especialista, enfim, profissionais que sabem o que estão e vão trazer bons resultados a sua obra. 

ERRO 3: Não pensar na estrutura da casa 

Dimensionamento de estrutura de sustentação, tubulações e fiação elétrica... São etapas importantes que além de trazer segurança, proporciona um melhor desempenho da edificação, reduzindo erros e custos.

É importante sempre projetar com segurança elementos de sustentação da edificação. Um profissional qualificado pode trazer resultados satisfatórios nesse quesito, evitando colocar a edificação em risco. Outro ponto importante, é o superdimensionamento que geraria custos desnecessários a obra, que também em alguns casos colocaria e obra em risco, porque exagero na estrutura não é sinal de segurança!  

E não é somente na estrutura de sustentação que existe riscos, na parte hidráulica da casa também. E o correto dimensionamento e detalhamento através de um projeto, pode evitar problemas como: perfuração indevida de um elemento estrutural de sustentação para passagem de cano, refluxo de dejetos devido a mistura de esgoto e água da chuva e falta de pressão da água nos pontos de uso, dentre outros problemas comuns. Por isso é importante que seja feito um projeto, com intuito de evitar imprevistos e problemas mais graves. 

E com a parte elétrica não seria diferente, deve ser dimensionada para não haver riscos de sobrecargas,  incêndios e erros primários. 

LEIA A SEGUIR: TABELAS ÚTEIS PARA DIMENSIONAMENTO E DETALHAMENTO DE ESTRUTURAS

ERRO 4: Errar nas disposição e medidas dos cômodos

Nada pior do que você ter vontade de ter aquela mesa linda, mas ela não cabe na sua cozinha. Nada pior do que não haver espaço suficiente no seu quarto para aquela cama king dos seus sonhos. Nada pior do que ter apenas um banheiro numa casa com 5 pessoas, em virtude desses motivos você deve pensar com cautela na disposição e medidas dos cômodos da sua casa, buscando sempre projetar espaços funcionais e cada centímetro deve ser muito bem aproveitado para trazer conforto e aconchego ao ambiente. 

Outros aspectos também que devem ser levado em consideração na hora de pensar em aproveitar da melhor forma o espaço: 

  • Aproveitamento da luz do sol e ventos em determinados ambientes 
  • Evitar ao máximo colocar banheiros e quartos com saída direta para salas ou cozinhas, afim de preservar a privacidade 
  • Procure agrupar tubulações de água para reduzir custos com instalações 
  • Pense na transição entre cômodos

 ERRO 5: Não saber gerenciar o capital disponível para obra 

Sabendo-se que a construção de uma casa tem em média 250 itens e apenas 32 deles representam 80% do custo total da obra, é importante negociar bem os preços inclusos nessas etapas procurando sempre economia. 
Outro fator importante é que as pessoas muitas vezes iniciam sua obra sem saber quanto vai gastar e acabam não tendo dinheiro para terminar, o que leva uma série de problemas: mudanças no orçamento, os materiais e mão de obra sofrem correções com o tempo; Qualidade na execução, em alguns casos nessa transição acaba trocando de mão de obra; E até mesmo desperdícios de materiais que são armazenados de forma incorreta. 
Se você não possui todo capital para construção da sua casa, é importante você pensar na construção modulada como uma solução. O projeto modulado serve para quem quer construir sua casa em etapas, prevendo até onde seu capital pode construir e as paradas em função disso, evitando os problemas supracitados. 

E ai gostou do conteúdo? Deixe seu feedback nos comentários! 

Comentários

Patrocinado