PROCEDIMENTOS PARA RECEBIMENTO DO CONCRETO USINADO E COLETA DE AMOSTRA NO CANTEIRO DE OBRA

COMO DEVO RECEBER O CONCRETO DE FORMA CORRETA NA OBRA?

Para garantir a qualidade das estruturas de concreto com relação a durabilidade, segurança, resistência, acabamento e resistência a intemperes, é necessário rigoroso cuidado no recebimento do material que chega nas diversas etapas da obra através de caminhões betoneiras. Esses cuidados são regulamentados por normas técnicas, manuais e padrões recomendado por empresa que fornecem esse material. 
Além dos cuidados no recebimento, a avaliação correta do material através de testes laboratoriais irá garantir os padrões de segurança deste material e a correta coleta da amostra e armazenamento garantem uma melhor precisão nos resultados. As normas de recebimento e moldagem de corpo de provas seguem os critérios da NBR NM 67 e NBR 5738.
Abaixo relacionei os procedimentos a serem seguidos para garantir um bom recebimento do concreto em obra e a destinação do corpo de prova para o laboratório: 

RECEBIMENTO

Com a nota fiscal do material a receber em mãos, são verificadas as seguintes informações: 

  • Nome e endereço do material a ser entregue, um ponto que muitos profissionais não dão tanta importância, mas a entrega do material com especificação incorreta em relação ao projeto pode acarretar em problemas gigantescos e prejuízos a obra em relação a custos e atrasos
  • A numeração do lacre no caminhão betoneira 
  • Horário do carregamento
  • Qual o tipo de lançamento, se é bombeado ou convencional 
  • Especificações do agregado utilizado, diâmetro máximo do agregado por exemplo
  • Abatimento específico e FCK solicitado 
  • Especificações do cimento utilizado, se a marca, o tipo e outros fatores condizem com o solicitado 
  • Aditivo utilizado
  • Traço do concreto 
Ao mesmo tempo em que é verificado esses itens o caminhão betoneira deve "bater" o concreto por quatro a cinco minutos. 
Após esses procedimentos é feito o ensaio de abatimento, antes de descarregar o material, com intuito de verificar se o material está dentro das especificações da nota fiscal. 

ABATIMENTO (SLUMP TEST)

Mas por que devemos fazer esse teste? Sabemos que quanto maior a quantidade de água no concreto menor é sua resistência, características como: tempo de cura, porosidade são alteradas pela quantidade excessiva de água. E o teste de abatimento é justamente para mediar a quantidade água adicionada ao concreto e se está dentro do previsto. Então é importante se atentar a esse procedimento no recebimento do concreto para garantir a qualidade do mesmo. 
A determinação da consistência do abatimento do tronco de cone é normatizada pela NBR NM 67, e prevê alguns cuidados: 

  • O local onde será realizado o ensaio deve ser plano, sem irregularidades e vibrações. Se necessário faça a correção da superfície atendendo esse requisito
  • A coleta da amostra deve ser feita em recipiente limpo, sem furos, não absorvente e previamente umedecido
  • A quantidade mínima de material coletado para o ensaio deve ser 1,25 a 1,50 maior que a quantidade necessária para a realização do ensaio (abatimento 5,51)
  • A coleta da amostra deve ser feita após a adição de água e depois do primeiro concreto homogêneo sair. Então para um teste mais eficiente é importante desconsiderar o início do lançamento até a homogeneização do concreto para a coleta da amostra, caso necessário faça esse processo com colher ou concha antes de iniciar o teste. 
  • O tempo entre a coleta e inicio do ensaio deve ser em média de cinco minutos
Figura: Slump Test 
Fonte: Visto em: http://sasolucoes.com.br/
LEIA A SEGUIR: COMO MONTAR CAIXARIA SEM DESPERDÍCIOS

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS 

  • Molde em chapa metálica com espessura de 1,6mm em forma de tronco de cone reto e altura de 30cm, base superior e inferior deve ser aberta, com medidas respectivas de 20 e 10cm.
  • O apoio do molde é em placa metálica
  • A haste de socamente, deve ser uma barra metálica de 60cm de comprimento 1,6cm de diâmetro, superfície lisa, seção transversal circular e extremidade semiesférica.  
  • A concha para o recolhimento deve ser em um material que não absorvente
  • Além de ter a disposição: trena, colher de pedreiro, carrinho de mão e balde com água  

COMO DEVO REALIZAR O TESTE NA OBRA 

  • Na camada inferior é necessário inclinar levemente a haste e efetuar golpes próximos a parede interna do molde, depois disso, no adensamento das camadas restantes, os outros golpes devem penetrar até a camada inferior 
  • Após o adensamento, deve ser removido o excesso de concreto de forma que fique nivelado com a extremidade superior do molde, isso pode ser feito com uma colher de pedreiro ou até mesmo com a própria haste
  • A desmoldagem deve ser feita elevando o molde em sentido vertical pelas alças e cuidadosamente, com uma velocidade constante e uniforme, que deve ser feita em um intervalo de 5 a 10 segundos
  • O tempo previsto para o enchimento e a desmoldagem é de 2 minutos e meio
  • O molde é colocado sobre abas, com o auxílio da haste apoiada sobre o molde, mede-se a distância em mm entre haste de socamento e o centro da amostra. Essa distância equivale ao abatimento do concreto
  • Em caso de desmoronamento ou deslizamento da amostra, e se houver qualquer dúvida em relação aos resultados, deve ser refeito o teste
  • Se abatimento atingir os resultados esperados o caminhão poderá ser liberado

MOLDAGEM DOS CORPOS DE PROVA 

  • A amostra deve ser coletada enquanto o concreto estiver sendo descarregado, no terço médio do descarregamento, ou seja, entre 15% e 85% do volume total do concreto
  • Os moldes devem ser de aço, estar limpos e não sofrer deformações
  • Os moldes devem ser revestidos internamente com uma fina de óleo mineral
  • O local de colocação do molde deve ser uma base nivelada e que não sofra nenhum tipo de vibração
  • É importante o correto armazenamento do corpo de prova em local protegido e fora do alcance das intempéries
  • Devem ser moldados próximo ao local de armazenamento, não podendo haver transporte de corpo de prova dentro das primeiras 24 horas 
  • Um corpo de prova bem feito não apresenta nenhum tipo ninhos ou vazio no seu interior, e o topo é bem nivelado e liso
  • O prazo máximo para moldagem deve ser de 15 minutos após a retirada da amostra
  • Deve-se misturar bem o concreto para que ele fique homogêneo 
  • E por fim, após o início da moldagem ela não pode sofrer interrupções

Figura: Corpo de prova desmoldado e molde 
Fonte: Visto em: http://propriedadesdoconcreto.blogspot.com/

INSTRUMENTOS USADOS NO ENSAIO 

  • Molde metálico com formato cilíndrico, em duas dimensões: 15cm de diâmetro por 30 de altura e 10cm de diâmetro por 20cm de altura
  • Haste de socamento: barra reta com 60cm de comprimento e 1,6cm de diâmetro, com superfície lisa, seção transversal circular e ponta semiesférica
  • Concha deve ser em material não absorvente 
  • Colher de pedreiro 

COMO FAZER O ENSAIO DE CORPO DE PROVA 

O adensamento deve ser feito por vibração ou manual. Após 24 horas da concretagem os corpos de prova devem ser transportados ao laboratório, onde são identificados e armazenados em câmara úmida até o dia da ruptura.   

Figura: Corpo de prova desmoldado 
Fonte: Visto em: https://www.mapadaobra.com.br/

SUGESTÃO DE LEITURA: OS 5 PRÉDIOS MAIS ALTOS DO MUNDO

TIPOS DE MODELAGEM E NÚMEROS DE CAMADAS 






Comentários

Patrocinado