Uma coisa é fato, a montagem da fôrma para concretagem gera uma sujeira na obra gigantesca depois de terminado, pregos, arames e pedaços de madeira jogados para todo lado, materiais que na maioria das vezes não podem ser reaproveitados, gerando entulhos para obra. Algumas ideias vêm se destacando por minimizar esse impactos e gerar uma obra mais limpa e sustentável.
Hoje eu trouxe uma solução bem bacana e simples para fazer caixaria em muros, travamentos, cintas, vergas, lajes e fundação de forma ecológica. Esse método vem para minimizar os desperdícios e a geração de entulhos na obra, podendo até evitar acidentes. Sem mais delongas vamos conhecer essa solução que promete trazer economia e agilidade a obra, o ECO GRAMPOS.
Figura: Aplicações do ECO GRAMPOS
Fonte: https://www.ecogrampos.com.br/
O ECO GRAMPO é feito de aço e está disponível nas medidas padrões de tábuas e tijolos usados no Brasil. Para tijolos de 9, 11.5, 14 e 20 cm, e tábuas de 2 e 2,5 cm, que são as mais usuais nos canteiros de obras do nosso país.
Figura: ECO GRAMPOS
Fonte: Faça Sua Obra
VANTAGENS DO ECO GRAMPOS:
- Redução no tempo de execução da montagem das fôrmas, o que pode significar uma redução de até 4x mais em relação ao método tradicional
- Redução no custo
- Não gera entulhos
- Não é necessário nenhum tipo de mão de obra especializada, é de fácil execução
- Fim da utilização de pregos, arames e sarrafos
- Redução de possíveis acidentes com pregos
- Padronização da obra
- Canteiros de obras mais limpos e organizados
- Menor exposição à ferramentas e ambientes de riscos
- Melhor rendimento das tábuas
- Redução de gastos com aluguel/ fabricação de andaimes
No caso de baldrame a aplicação é bem parecida, basta apoiar as tábuas nos Grampos e executar a montagem. Para tirar as tábuas basta remover as "pernas" dos Grampos, o que pode ser feito com as próprias mãos.
Figura: Colocação dos ECO GRAMPOS de acordo com a especificação
Fonte: Faça Sua Obra
BACANA ESSE METÓDO NÉ? COMENTA AI O QUE VOCÊ ACHOU!!!
Comentários
Postar um comentário