OS 5 SOFTWARES MAIS USADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL (2020)

Nos dias atuais, dificilmente é possível executar um projeto sem o auxilio de um software, desde as etapas mais simples até as mais complexas de um projeto, o software vem com finalidade de facilitar a agilizar esse trabalho. Hoje no mercado existem uma diversidade de softwares, que são destinados as varias disciplinas da construção civil, desde modelagem de projetos arquitetônicos, dimensionamento estrutural, representações e simulações, até aqueles que facilitam o dia a dia do profissional ajudando na elaboração de cronogramas, orçamentos e etc. 
À medida que a demanda das empresas vem crescendo, cada vez mais elas buscam por alternativas de otimizar processos, e a solução para essa questão é o uso de softwares. Com isso aumenta ainda mais a necessidade da qualificação dos profissionais ligados a essas etapas, com o intuito de elevar o desempenho da empresa trazendo resultados ainda mais satisfatórios. Abaixo trouxe uma lista com os 5 softwares mais usados na engenharia e construção civil, confira: 


1. SketchUp
Com uma interface bem simples e intuitiva, é um dos softwares mais usado entre os arquitetos, designers de interiores e até mesmo engenheiros. Possui uma gigantesca biblioteca de modelos 3d disponível, o que facilita ainda modelagem do projeto. Essa ferramenta é ideal para quem busca detalhamento do projeto e apresentação bem realista, com representações fieis de planos e elevações, e até mesmo com uma interação 3d através de passeio virtual. 

Fonte: https://www.sketchup.ibercad.pt/truques-e-dicas.html

Se você tem intenção de utilizar esse software, será necessário uma maquina com os seguintes requisitos: 
REQUISITOS MÍNIMOS 
-4GB de memoria RAM 
-Processador de 2GHz ou superior 
-Placa de video 3D com 512 MB de memoria (ou superior) e suporte a aceleração de hardware 
-Mouse com botão scroll


2. REVIT 
Produzido pela Autodesk, o Revit se baseia na metodologia BIM (Building Information modeling), que significa Modelagem da informação da construção, que é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida da edificação. Os projetos criados com o Revit são integrados e os elementos associados a componentes e informações, assim qualquer tipo de modificação em um plano altera automaticamente os outros. O Revit conta com uma infinidade de elementos 3D que poderão agilizar a elaboração dos projetos, o que são chamados de famílias, as grandes empresas da construção já disponibilizam em seus sites famílias com escalas reais de seus produtos.

Essa ferramenta é ideal para planejar, modelar, construir e gerenciar seus projetos arquitetônicos, estruturais e de infraestruturas, onde é possível trabalhar de forma colaborativa com outros softwares compatíveis e proporcionar uma refinada apresentação 3D, que vai desde renderização de vistas até passeio virtual. 

Figura 2: interface software Revit
Fonte: www.autodesk.com.br

Se você tem intenção de utilizar esse software, será necessário uma maquina com os seguintes requisitos: 

REQUISITOS MÍNIMOS 

-Processador Intel Pentium, Xeon, i-series ou AMD equivalente com tecnologia SSE 

-Placa de vídeo: 1280x1024 de resolução True Color 

-4 GB de memória RAM

3. AutoCAD
Também desenvolvido pela empresa Autodesk, é um dos softwares mais conhecidos e usados no mundo todo. Possui interface pratica e intuitiva, e de simples manuseio, tem grande compatibilidade com arquivos externos. É utilizado basicamente para projetos de desenho técnico em 2D, mas conta também com a modelagem em 3D. Muito utilizado em empresas, pois, possibilita a automatização de comandos e atividades durante a elaboração do projeto. 
Figura 3: interface AutoCAD 
Fonte: www.autodesk.com.br

Se você tem intenção de utilizar esse software, será necessário uma maquina com os seguintes requisitos: 

REQUISITOS MÍNIMOS 

-Processador Pentium 4, AMD Athlon Dual Core ou superior

-Placa de vídeo: 1360x768 de resolução com True Color 

-4GB de memória RAM (8GB é o recomendado)

4. TQS

É o software de dimensionamento estrutural mais utilizado no Brasil, é fabricado por brasileiros e possui ótimo suporte aos usuários. É voltado para projetos em concreto armado, pretendido e alvenaria estrutural, é bem completo, engloba desde a etapa de concepção estrutural, analise dos esforços na estrutura, analise das flechas, dimensionamento e detalhamento de armaduras, e até mesmo as pranchas finais. Possibilita a visualização da estrutura em 3D, além de analise de soluções estruturais com intuito de trazer melhor desempenho e economia ao projeto.

Figura 4: interface software TQS
Fonte: www.tqs.com.br

Se você tem intenção de utilizar esse software, será necessário uma maquina com os seguintes requisitos: 

REQUISITOS MÍNIMOS 

-Processador Pentium III/AMD Athlon ou superior

-Placa de vídeo: 1280x1024 de resolução 

-1GB de memória RAM

5. Cype 3D

É um eficiente e prático software para dimensionamento de estruturas metálicas, concreto, madeira, alumínio e mistas. Efetua dimensionamento de ligações soldadas e aparafusadas de perfis de aço laminado. Possibilita a otimização dos perfis, permitindo a analise e verificação de todos esforços e solicitações que a estrutura sofre. Gera todo detalhamento e memoriais de verificações, além de plantas 3D da estrutura. 


Figura 5: interface software Cype 3D 

Fonte: www.http://cype3d.cype.pt/


Se você tem intenção de utilizar esse software, será necessário uma maquina com os seguintes requisitos: 

REQUISITOS MÍNIMOS 

-Processador Intel ou AMD 

-Memória RAM de 3GB 

-Placa de vídeo compatível com OpenGL 3.3 ou superior com 2.2GB de memoria de vídeo

-Resolução 1024x768

-Espaço livre 7GB 

Sugestão de leitura: BIOCONCRETO - A REVOLUÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL


Comentários

Patrocinado