BIOCONCRETO - A REVOLUÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

BIOCONCRETO - A REVOLUÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL 

Conhecido como o material mais usado na construção civil, o concreto tem sido usado por décadas para fornecer durabilidade, resistência e flexibilidade. Avanços significativos foram feitos no mundo da fabricação e uso do concreto ao longo dos anos. O mercado hoje conta com concreto em vários graus, composições e níveis de desempenho.

Em 2017, um pesquisador holandês (Hendrick Jonkers) desenvolveu uma das características mais inovadoras que o concreto poderia ter. Ajustando ligeiramente a composição do concreto regular, ele agregou um ingrediente biológico ao concreto que trouxe características auto regeneração. 

Figura 1: Hendrick Jonkers inventor do bioconcreto 
Fonte: http://www.ivsindia.com/blog/story-of-self-healing-concrete/

O bioconcreto, como foi nomeado, está sendo uma das maiores inovações no mundo da construção civil no século atual. Por ter o material capaz de se regenerar de fissuras e trincas , os construtores terão mais facilidade para finalizar seus projetos e efetuar manutenção da edificação . O bioconcreto também desempenha um papel importante na integridade e durabilidade estrutural, reduzindo o risco de desabamento de um edifício. 

SUGESTÃO DE LEITURA CASA DE ISOPOR

O que é bioconcreto?

É um material inovador que pode se "curar" sozinho. Como funciona? Essa mistura de concreto contém bactérias que podem produzir calcário em condições específicas. Se ocorrer uma rachadura ao longo da superfície do concreto, a bactéria será “ativada” para produzir calcário que essencialmente “cura” a rachadura. Isso torna o concreto mais durável e ecologicamente correto. Além disso, menos mineração terá que ocorrer para obter concreto e menos recursos serão gastos na manutenção do edifício.

Figura 2: Amostra do Bioconcreto 
Fonte: https://constructapp.io/pt/bioconcreto-o-concreto-capaz-de-regenerar-suas-proprias-rachaduras/

O material presente no bioconcreto são pelotas de argila. Essas pelotas contêm esporos de bactérias bacilos misturados com lactato de cálcio. Quando ocorre uma rachadura no concreto, os elementos externos (como ar e água) reagem com as bactérias para formar calcário. Este calcário é o que eventualmente cobre as fissuras e permite que o seu concreto “cicatrize”.

O bioconcreto já é uma realidade em muitos países,  suas bactérias podem durar muitos anos sem perder suas propriedades ativas. Eles permanecem dormentes dentro das pelotas de argila e são ativados por elementos externos quando ocorre uma rachadura.

Como o bioconcreto pode ajudar a evolução da construção civil

Pesquisas em torno do concreto auto curável surgiram em 2015, despertando o interesse em construtores, engenheiros e outras partes interessadas em como o bioconcreto poderia ser utilizado para otimizar as atividades diárias da construção civil. Em geral os benefícios deste material para construção estão relacionados a durabilidade, prevenção de problemas na edificação, as principais formas de ação dele são: 

  • Selando pequenas fissuras que em elementos estruturais que podem eventualmente se tornar maiores
  • Pode ser usado para selar pequenas fissuras em lajes de concreto. São essas pequenas fissuras que eventualmente se expandem para causar danos significativos em edifícios, pontes e outras infraestruturas.
  • Combatendo a manifestação patológica no seu inicio, prevenindo o problema com antecedência e evitando danos estruturais significativos. 
  • A flexibilidade da bactéria bacilo o torna funcional para pontes, edifícios, túneis e outros tipos de infraestrutura.

Uma solução sustentável 

Os benefícios deste material vão além das questões econômicas. Ele é capaz de reduzir a emissão de carbono no meio ambiente, possibilitando que construtores comerciais e residenciais tenham uma obra mais sustentável, tendo em vista que será utilizado menos concreto para realizar manutenção e reparos, haverá menos emissões de carbono no meio ambiente ao longo do tempo.

A construção sustentável é o futuro da nossa indústria e o bioconcreto está na vanguarda desta revolução.

Ativo por longos períodos

Testes de resistência foram realizados recentemente para avaliar sua durabilidade e resistência. Os resultados mostram que o material deve durar mais de 200 anos dentro de sua composição adequada. Isso também significa que os grânulos de argila na mistura bioquímica são duráveis ​​mesmo sob diversas condições climáticas e físicas.

CONFIRA O VÍDEO A SEGUIR 


SUGESTÃO DE LEITURA CASA DE ISOPOR


Comentários

Patrocinado