ESTUDO DOS TIPOS DE LAJES PRÉ-MOLDADA

TIPOS DE LAJES PRÉ-MOLDADA
RESUMO
Novos sistemas construtivos de simples execução são constantemente implantados no setor da construção civil com o intuito de melhorar fatores, podemos citar como os principais deles: agilidade da obra, melhores custos e boa eficiência da edificação. As lajes pré-moldadas encaixam-se nessas condições. Esse sistema construtivo traz diversas vantagens dentre eles: industrialização dos componentes, dispensa do uso de fôrmas, redução do uso de escoras, necessidade de pouco ou nenhum equipamento e a dispensa de mão de obra especializada.
A partir dessas considerações apresentadas, vamos demonstrar nesse trabalho as etapas e componentes desse método e os avanços que vem sendo aplicado em busca de uma projeção e execução correta e a viabilidade econômica comparado a uma laje maciça em uma obra de pequeno porte.

INTRODUÇÃO
Para se projetar de forma eficiente uma estrutura, é necessário definir primeiramente sua finalidade. No caso de edificações simples, utiliza-se lajes simples, visando fatores como: economia, segurança e simplicidade na execução. Nesses tipos de projetos citados anteriormente, as lajes pré-moldadas tem sido cada vez mais aplicada, são compostas geralmente por: trilhos e treliças. Os elementos do tipo treliçado é composto de uma sapara de concreto e uma treliça especial de aço, que é composta por três banzos paralelos e diagonais laterais de forma senoidal.
O desempenho dos sistemas de lajes pré-moldadas é comparável com as necessidades estruturais e funcionais de uma laje maciça em uma obra de pequeno porte, e garante qualidade e racionalidade de execução, além de ser um sistema leve, econômico, rápido e consideravelmente limpo. Não podemos deixar de evidenciar também vantagens relacionado a possibilidade de diferentes aplicações, pequeno consumo de concreto comparado a laje maciça, acarretando em uma redução no custo da obra.

DISTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES
O processo de distribuição das ações ocorre de forma simples, tendo em vista que a disposição das vigotas segue uma só direção, o que torna um processo de fácil execução, geralmente aplica-se no menor vão, e são apoiados apenas nas extremidades e nomeadas como lajes armadas em uma direção. A imagem a seguir ilustra a laje armada em uma direção: 
Figura 1 – Laje armada em uma direção


Fonte: Autor


Desta forma a um recebimento maior de carga nas vigas em que as vigotas são apoiadas.
A geometria da laje tem importante influencia na trajetória das cargas. Nos casos mais usais em que a laje tem o formato quadrado, há uma maior parcela de absorção das forças pela viga paralela ao trilho. Quanto maior a espessura da capa de concreto em relação a laje, maior será o efeito de distribuição das cargas.

TIPOS DE LAJES PRÉ-MOLDADAS  
Lajes pré-moldadas são elementos estruturais que compõe uma edificação e tem como principal função distribuir as cargas para as vias e depois pilares. São normalmente constituídas por vigotas e lajotas (tavelas), encontrada em material de cerâmica ou concreto.
São classificadas em:
  • Lajes treliçadas com lajotas: são vigotas de concreto armado, que são constituídas por uma base de concreto e uma treliça metálica, onde base de concreto faz a função de base de apoio para a treliça metálica, e posteriormente revestida com lajotas de concreto ou cerâmica. Após a montagem do sistema é lançado uma capa de concreto com a finalidade de unir a peça e transferir a carga de forma homogênea. São usadas em obras de pequeno e grande porte. A figura a seguir demonstra esse tipo de laje:
                                                 Figura 2 – Laje treliçada com lajota
Fonte: http://madeferropraiagrande.com.br/produtos/lajes-trelicadas-com-revestimento-em-ceramica-lajotas/
  • Lajes treliçadas com EPS: a principal diferença entre esse tipo de laje e a supracitada, é o revestimento, que nesse caso utiliza-se o EPS, que são placas de isopor. As principais vantagens desse sistema é a melhoria do isolamento térmico e acústico, além de proporcionar uma fácil montagem e instalação das tubulações. A figura a seguir demonstra esse tipo de laje:
Figura 3 – Laje treliçada com EPS


Fonte: http://www.lajesitaim.com.br/laje-trelicada-isopor

  • Lajes alveolares: são constituídas por painéis de concreto protendido vazados, com alvéolos longitudinais que permitem a redução do peso da peça. O concreto de fabricação desse tipo de laje é de elevada resistência à compressão, que pode chegar a mais de 45Mpa, e as armaduras são com aplicação especifica para pretensão. São indicadas para obras de grande porte. A figura seguir demonstra esse tipo de laje: 
                Figura 4 – lajes alveolares
Fonte: http://www.tatu.com.br/lajes-alveolares


A figura seguir demonstra o funcionamento de um painel alveolar pré-fabricado:

 Figura 5:Funcionamento  do painel alveolar


Fonte: https://www.engenhariaconcreta.com/laje-alveolar-conheca-as-principais-caracteristicas-e-vantagens/


A utilização dessa tecnologia é uma excelente opção para grandes obras. Fora do Brasil essa tecnologia é muito utilizada, temos como exemplo os Estado Unidos, que cerca de 50% das construções utilizam esse tipo de método.
  • Lajes de painéis treliçados: apresentam bastante semelhança com as lajes treliçadas, por serem constituídas de vigotas de concreto armado que sustentam uma treliça metálica, mas apresentam maior base formando grandes nervuras com maior capacidade de carga. Estes painéis ficam locadas um do lado do outro e estruturam a própria fôrma para a concretagem, são indicadas para grandes obras, com carregamentos maiores que 1.000kgf/m². A figura a seguir demonstra esse tipo de laje:
          Figura 6 – Laje de painel treliçado


Esse tipo de laje dispensa a necessidade de reboco, porque, em virtude de os painéis serem bem-acabados, necessita apenas de uma demão de verniz com o objetivo de impermeabilizar a laje para que não haja corrosão do concreto.
  • Lajes com vigota T: são mais convencionais e constitui-se por vigotas de concreto e lajotas, sendo ela de concreto ou cerâmicas. As vigotas são trilhos maciços com seção transversal em que tem como função a facilidade do encaixe das lajotas. Após a execução da etapa   de locação das vigotas, as lajotas são encaixadas sobre elas, respeitando o espaçamento em função do tamanho da lajota. Para conectar as peças é lançado uma camada de concreto, conhecida como capa. São indicadas para edifício de pequeno porte que demandam pequenos vãos e baixa cargas de uso. A figura a seguir demonstra esse tipo de laje:
Figura 7- laje com vigota T
Fonte: http://montecarlopremoldados.com.br/produto/vigotas-de-concreto-ate-369m/

VANTAGENS
Algumas das principais vantagens apresentada pelo uso da laje pré-moldada está diretamente ligada a eficiência da obra, dentre eles podemos citar:
  • Curto período de execução: trata-se de uma em relação a montagem dos elementos, podendo acelerar o progresso da obra.
  • Qualidade: é feita através de processos indústrias, utilizando alta tecnologia disponível no mercado, proporcionando uma melhor qualidade em relação a laje convencional.
  • Custo baixo: apesar da alta qualidade, a custa final é baixa, além de proporcionar baixos custos também na manutenção.
  • Organização: por se tratar de peças pré-fabricadas, que vem prontas da indústria e pode ser diretamente locada em seus respectivos locais de execução, gera uma organização maior na obra por não precisar de moldar fôrmas e nem produzir, evitando acumulo de sujeiras e resíduos.
  • Durabilidade: devido ao concreto ser pré-moldado ele necessita de menos cuidados durante a vida útil, dispensando tratamentos químicos para evitar corrosão e apodrecimento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A engenharia em um todo encontra-se em constante evolução, novos materiais e métodos construtivos estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, essa evolução visa atender as necessidades de clientes que cada vez buscam construções eficazes, com baixo custos e pouco tempo de execução.
Com o constante aperfeiçoamento dessa técnica conciliado com novas tecnologias trará um aumento considerável na eficácia e aplicação desse processo. As lajes pré-moldadas são exemplos de novas tecnologias que vem ganhando espaços, pois, está presente nos canteiros de obras, devido a apresentação de grandes vantagens.


SUGESTÃO DE LEITURA: CARBONATAÇÃO NO CONCRETO





 



 

Comentários

Patrocinado