TECNOLOGIA E-POWER DA NISSAN ATINGE MARCO GLOBAL

O DESENVOLVIMENTO DO MOTOR ATINGE 50% DE EFICIÊNCIA TÉRMICA

A Nissan anunciou um avanço de 50% na eficiência térmica do seu motor com a implantação do sistema e-POWER de nova geração.

O sistema e-POWER da Nissan utiliza um motor a gasolina para fornecer energia elétrica ao conjunto de baterias do e-powertrain, eliminando assim a necessidade de recarga. A mais recente abordagem da Nissan em relação ao desenvolvimento de motores elevou a eficiência para nível mundial, acelerando os resultados em relação a média da indústria automotiva que é de 40% de eficiência térmica, tornando possível reduzir ainda mais as emissões de CO2 dos veículos no meio ambiente.

Figura: Note e-POWER, o carro elétrico que não precisa carregar 

"Em busca de reduzir a emissão de carbono em todo o ciclo de vida do produto até 2050, a Nissan pretende implantar o e-power em todos os novos modelos lançados nos principais mercados até o início de 2030", disse Toshihiro Hirai, vice-presidente da divisão de motores e engenharia. "A estratégia da utilização do motor elétrico da Nissan promove o desenvolvimento do e-powertrains, as baterias de alto desempenho são outro importante pilar estratégico".

Uma abordagem dedicada a uma maior eficiência

Os veículos com motor convencional exigem potência e desempenho para altas velocidades e cargas, por este motivo eles não podem funcionar sempre com a sua eficiência otimizada. No entanto, o sistema e-POWER da Nissan utiliza um motor de bordo como gerador de energia que é dedicado ao e-powertrain do sistema. O funcionamento do motor é limitado ao seu conjunto mais eficiente, gerindo adequadamente a produção de eletricidade do motor e a quantidade de eletricidade armazenada na bateria.

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Com esta abordagem e a evolução da tecnologia da bateria e das técnicas de gestão de energia, a Nissan tem sido capaz de melhorar a eficiência térmica para além dos níveis atuais. O desenvolvimento da próxima geração do sistema e-POWER continua este caminho de eficiência através da concepção e desenvolvimento de um motor exclusivamente para e-POWER da Nissan.

O conceito STARC

Para atingir 50% de eficiência térmica, a Nissan desenvolveu um conceito chamado "STARC". O conceito permite melhorar a eficiência térmica através do reforço do fluxo de gás no cilindro (o fluxo da mistura ar-combustível que é puxada para dentro do cilindro) e da ignição, queimando de forma eficiente uma mistura ar-combustível mais diluída com uma elevada taxa de compressão.

Num motor convencional, existem restrições ao controle do nível de diluição da mistura ar-combustível para responder as mais diversas  conduções variáveis, tais como fluxo de gás em cilindro, método de ignição, e taxa de compressão que podem sacrificar a eficiência para obter uma maior potência do motor.

No entanto, um motor dedicado a funcionar a uma condição otimizada de velocidade e carga,  torna possível melhorar drasticamente a sua eficiência térmica.

Em testes internos, a Nissan alcançou uma eficiência térmica de 43% ao utilizar o método de diluição EGR1 e de 46% ao utilizar a combustão  com um motor multi cilindros. Foi atingido um nível de 50% com o funcionamento do motor a uma RPM fixa e carga combinada com tecnologia de recuperação de calor residual.

O sistema e-POWER da Nissan

O e-POWER foi introduzido pela primeira vez no Japão em 2016 pela Nissan. No seu núcleo está a mesma tecnologia 100% motorizada elétrica utilizada no Nissan LEAF para proporcionar torque instantâneo, potência e eficiência. O sistema é composto por um motor a gasolina com um gerador de potência, inversor, bateria e motor eléctrico.

Ao contrário de um sistema híbrido convencional, o e-POWER permite o uso exclusivo do motor de bordo para a geração elétrica, separando a potência do motor e a força. A seguir um comparativo do funcionamento do sistema hibrido convencional, um motor 100% elétrico e o e-POWER: 

Figura: Comparativo entre os funcionamentos 

Embora pareça um pouco peculiar em relação aos modelos híbridos mais conhecidos que utilizam o método plug-in para recarga na tomada, o modelo da Nissan não oferece essa opção. Na pratica, ele é um carro elétrico que precisa de gasolina, embora o consumo seja bem baixo. De acordo com a medição japonesa, a média fica em 37,2 km/l. 

Em finais de Dezembro de 2020, a Nissan lançou a novíssima nota no mercado japonês. A novíssima Nota vem exclusivamente com o e-POWER e já ganhou mais de 20.000 encomendas. Sendo o modelo mais vendido da empresa no seu mercado nacional, a Nota desempenha um papel fundamental no plano global de transformação empresarial da Nissan NEXT.

FONTE: Nissan

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