COMO EXECUTAR CAIXA DE INSPEÇÃO

O sistema para execução de caixa de inspeção é bem simples e não exige nenhum tipo de condição específica. As peças são pré-fabricadas definidas por padrões técnicos exigidos por norma, porém, os cuidados com execução devem ser tomados para que não prejudique o correto funcionamento do sistema acarretando a problemas futuros.

O QUE É CAIXA DE INSPEÇÃO?
São recipientes de alvenaria, concreto pré-moldado ou plástico, que permitem que seja feita a inspeção, limpeza e até mesmo desobstrução da tubulação de esgoto antes que cheguem até a rede pública. Sua seção deve ter saída de 60cm de diâmetro e no caso de retangular os lados devem ter no mínimo 60cm. Deve ter superfície interna lisa com o fundo em declive, para ajudar o esgoto escorrer até a tubulação de saída.

Figura: Caixa de inspeção pré-moldada
Fonte: como construir, revista TEHC

A EXECUÇÃO E SEUS CUIDADOS 
As etapas de execução da instalação da caixa de inspeção são relativamente simples, o que acaba fazendo com que seja executada sem os devidos cuidados gerando problemas relacionados ao fluxo de dejetos. Um dos problemas mais comuns relacionados a má execução, é a não-observância da cota de fundo. Assim, a cota da última caixa de inspeção pode ficar abaixo ou na mesma cota da rede pública de esgoto, o que pode ocasionar um refluxo do dejeto. Então o primeiro cuidado para execução correta da caixa de inspeção é atentar-se as cotas corretas. 
Além da cota, deve-se atentar a colocação de uma caixa a cada ramal que se junta a rede. A distância entre elas devem ser no máximo 25 metros. Para promover mais facilidade na inspeção, deve-se evitar esconder os reservatórios sob o piso, e em casos feitos sob revestimento o ideal é sinalizar de forma clara o local. 
Por norma não é permitido a mistura do esgoto com água da chuva, pois, pode gerar uma sobrecarga de efluentes nas instalações. Essa situação é comum devido a duas causas, falta de conhecimento de quem for executar ou falta de tampas herméticas nas caixas. 
A seguir o esquema da CORRETA execução: 
Figura: Esquema da execução correta  
Fonte: como construir, revista TEHC

A seguir o esquema da forma ERRADA de executar:
Figura: forma errada de execução 
Fonte: como construir, revista TEHC 

COMPARATIVO 
CONCRETO: VANTAGENS: mais resistente ao tráfego de veículos, DESVANTAGENS: mais pesada, maior cuidado na impermeabilização e conexões de entrada e saída.  

PRÉ-MOLDADA: VANTAGENS: mais resistente ao tráfego de veículos, DESVANTAGENS: mais pesada, maior cuidado na impermeabilização e conexões de entrada e saída.
  
PLÁSTICO: VANTAGENS: mais leves e encaixes e melhores encaixes, DESVANTAGENS: necessidade de reforço na tampa quando a trafego de veículos.

E ai o que achou? comenta ai!!! Ah! não se esqueça de se inscrever no blog para receber todas as postagens e novidades. Grande abraço 


Comentários

Patrocinado