COMPARATIVO DA VIABILIDADE ECONÔMICA ENTRE A LAJE MACIÇA SIMPLES E PRÉ-MOLDADA

COMPARATIVO DA VIABILIDADE ECONÔMICA ENTRE A LAJE MACIÇA SIMPLES E PRÉ-MOLDADA


Para se projetar de forma eficiente uma estrutura, é necessário definir primeiramente definir sua finalidade. No caso de edificações simples, utiliza-se lajes simples, visando fatores como: economia, segurança e simplicidade na execução. Nesses tipos de projetos citados anteriormente, as lajes pré-moldadas tem sido cada vez mais aplicada, são compostas geralmente por: trilhos e treliças. Os elementos do tipo treliçado é composto de uma sapata de concreto e uma treliça especial de aço, que é composta por três banzos paralelos e diagonais laterais de forma senoidal. 
O estudo de comparativo de custos vai demonstrar a diferença entre o custo de final de execução de uma laje maciça e uma laje pré-moldada.

Segundo (BRANDALISE E WESSLING, 2015), diferença de custo entre a laje maciça simples (LMS) e a laje de vigota pré-fabricada (LVPT) é grande, sendo que a maciça tem um custo de 54,94% maior do que a pré-fabricada. A figura abaixo mostra de forma detalhada essa diferença: 

Figura 1 – Comparativo de custo LMS x LVPT
Fonte: (BRANDALISE E WESSLING, 2015)


Segundo (BRANDALISE E WESSLING, 2015), outro fator a se considerar é o tempo para realizar ambos processos construtivos, com o acompanhamento de obras e serviços dos trabalhadores envolvidos na execução de cada laje, a figura a seguir demonstra o tempo necessário para execução da laje maciça simples (LMS) e laje de vigota pré-fabricada (LVPF), excluindo o período de concretagem, pois, depende exclusivamente do volume de concreto utilizado e não do tipo de laje, A figura abaixo mostra de forma detalhada essa diferença: 

Figura 2 – comparativo de duração dos serviços

Fonte: (BRANDALISE E WESSLING, 2015)


Podemos notar uma grande diferença na duração do serviço execução das lajes, a laje maciça apresentou em todas etapas maior período.

Segundo (BRANDALISE E WESSLING, 2015), os custos com a laje maciça chegam a ser praticamente duas vezes e meia maiores do que o da pré-fabricada, assim como mostra a figura abaixo:  

Figura 3 – comparativo de custos de unitário de serviços
Fonte: (BRANDALISE E WESSLING, 2015)

Podemos notar com os dados supracitados que o uso da laje de vigota pré-fabricada apresenta grandes vantagens quando relacionado a: custo de serviços, tempo de execução, em relação a laje maciça simples. Esses fatores nos levam a um resultado final satisfatório em relação a utilização da laje de vigota pré-fabricada visando economia e um melhor desempenho no canteiro de obras. 

Foi constatado que ao levarmos em consideração fatores como baixo custo e rápida execução, a execução da laje pré-moldada apresenta um resultado satisfatório, tornando o projeto menos oneroso, e quando o assunto é agilidade na obra e baixo custo em função de um ótimo produto/serviço é satisfação garantida do cliente.


Comentários

Patrocinado